Mil dicas

5 dicas para desencalhar as bijuterias do seu estoque

0 comentários

Bijuterias encalhadas são sinônimo de dinheiro parado. Isso porque o estoque de bijuterias é um dos grandes investimentos para o negócio de revenda. Sem peças, um lojista ou revendedora não vende, mas itens estagnados também geram prejuízo, já que o dinheiro gasto na compra não voltou para o caixa.

Segundo especialistas, lojas que giram o estoque ao menos duas vezes por mês conseguem comprar e vender bijuterias trabalhando com o dinheiro das clientes. Ou seja, quanto menor o estoque, maior é o capital girando sem colocar a mão no caixa da empresa

Por isso é fundamental que você mantenha seu estoque sempre em movimento e fique sempre alerta, analisando quais peças têm maior tendência a encalhar. Aposte em uma boa gestão do seu inventário para evitar que as bijuterias fiquem paradas e que você precise arcar com futuros prejuízos.

Preparamos algumas dicas, que vão desde as famosas queimas de estoque até a revisão da estratégia de oferta, para ajudá-la a se livrar das indesejadas peças que teimam em permanecer no seu estoque por longo tempo. Confira:

Controle seu estoque e analise o seus produtos

O primeiro passo para evitar que suas bijuterias grudem no seu estoque é ter o controle das peças que saem e das que entram. Somente assim você poderá fazer uma análise correta das peças que mais giram. Após identificar as bijuterias que têm menos saída, é importante analisar quais são os motivos, afinal são várias possibilidades, como: preço, oferta,  apresentação, estilo, qualidade entre outros.

Promoções

Esta é uma medida de curto prazo eficiente para vender as bijuterias paradas. Você deve oferecer bons descontos em relação ao preço original, mas faça as contas, incluindo taxas de cartão de crédito,  para não ficar no prejuízo.

Uma excelente estratégia para promoção é a teoria da escassez, em que a duração da promoção será limitada, fazendo assim os seus clientes não quererem perder a oportunidade. Mas para isso é importante que você determine prazos para início e fim das promoções e não mantenha o preço atrativo por muito tempo, para que os compradores não se acostumem ao valor e a ação acabe perdendo a credibilidade.

Faça, ainda, uma ampla divulgação para atrair o maior número de consumidoras. As redes sociais, o e-mail marketing  ou um banner em seu site são ótimos aliados para ajudar a espalhar o período em que suas bijuterias estarão com o preço reduzido.

Vendas combinadas

Outra excelente estratégia de venda é fazer uma venda combinada, associando uma oferta da peça encalhada com uma outra complementar que tenha um bom giro, fazendo da seguinte forma: “Brinco com pedra + Colar com pedra 15% OFF”, essa estratégia além de levar a consumidora a fechar negócio, faz aumentar o ticket da venda.

Relançamentos em redes sociais

As redes sociais hoje também servem de vitrine para suas peças e todas adoram ver sempre as novidades. E se algumas peças estão encalhadas em seu estoque, uma boa ideia para vender é fazer uma nova postagem nas redes sociais misturando as encalhadas com as novidades. Mostrar novas perspectivas e novas composições pode ajudar a girar seu estoque e recuperar seu investimento.

Utilize as mercadorias encalhadas como atrativos

De fato, vender bijuterias com prejuízo não é nada saudável para o negócio. Contudo,  se esta situação for necessária, ainda assim ela poderá ser revertida se você utilizar estas mercadorias como atrativos.

Uma alternativa é oferecer as peças encalhadas como brindes na compra de outras peças que tenham bom valor agregado. Isso pode significar uma excelente maneira de atrair compradores. Contudo, jamais faça isso com mercadorias em más condições, o que pode causar verdadeiras dores de cabeça, além de significar propaganda negativa para seu negócio.

Se o prejuízo for necessário, oferecer as peças com descontos extremamente interessantes também atrai a compradora. Atraídas pelos descontos, suas clientes também conhecerão as demais mercadorias que você tem em estoque, o que é muito bom do ponto de vista do marketing.

Agora que você já sabe como desencalhar aquelas bijuterias que você não consegue vender de jeito nenhum, então aproveite essas dicas e livre-se delas já!

CONTEÚDO VIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM