Você sabe a diferença das semi joias, joias e bijuterias? Sei que ainda existem dúvidas sobre o assunto e, para que possa comprar seus acessórios com total segurança, trouxe um conteúdo bem completo sobre o tema.
Uma boa revendedora de semi joias precisa entender bem as diferenças entre seus produtos. Qualidade da estrutura, importância das pedras e até o significado de cada modelo.
O que são semi joias?
As semi joias são acessórios banhados ou folheados a ouro, ródio, prata, rosé ou qualquer outro metal precioso. Essa composição garante ainda mais durabilidade a peça e evita que ela fique escurecida. Diferente das bijuterias, por exemplo, que são peças mais em conta, porém sua qualidade é inferior.
Já as joias, são produzidas com materiais nobres, como a prata e o ouro. São peças clássicas que levam no seu designer pérolas e pedras preciosas, por exemplo, rubi, esmeralda, diamante etc, o que justifica o seu valor elevado.
Quais as principais diferenças entre semi joias banhadas e folheadas?
Também chamada de chapeada, a semi joia folheada recebe uma fina camada de ouro, ródio ou prata por cima de sua estrutura (que pode ser feita de níquel, prata, latão, cobre, cádmio ou paládio). Por meio de uma compressão bem forte, essa folha de metal se fixa no acessório. Como sua espessura é mais fina, a peça costuma ser mais barata.
Já a semi joia banhada passa por um processo chamado galvanoplastia. Nele, a estrutura metálica (ou seja, o corpo do acessório) recebe algumas camadas de metais como o cobre ou o bronze. Depois, é banhada em uma solução de sais de ouro, prata ou ródio, que fica em um tanque com um transportador de corrente elétrica e uma barra de metal nobre que vai cobrir a estrutura.
Por meio da corrente elétrica (eletrólise), o metal passa pelo líquido e é fixado na liga. Quanto mais tempo imersa na solução, mais espessa é a camada.
Qual o melhor tipo de semi joia?
A semi joia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho.
Apenas acessórios banhados são considerados semi joias. Como a durabilidade da semijoia folheada é muito curta, o processo mal tem sido usado no ramo da joalheria.
No entanto, há semi joias banhadas que não são de boa qualidade. Para reconhecê-las, você precisa priorizar peças que passaram por um bom banho de metal nobre.
Quais os tipos de banho?
Existem vários banhos de semijoias, mas os mais usados atualmente são de ouro, de prata e de ródio.
Banho de ouro
Mais popular, o ouro é um metal maleável e muito valorizado pelas clientes, além de proporcionar resistência à oxidação. O valor da peça é medido pela quantidade de quilates (K) presente no item.
Joias de ouro puro têm 18K, ou seja, 75% de ouro e 25% de outros metais. No ouro rosé, por exemplo, a composição é de 75% de ouro e 25% de metais avermelhados (que, no caso, pode ser o cobre).
Banho de prata
Embora não seja tão resistente quanto o ouro e o ródio, a prata oferece mais brilho e durabilidade à semi joia. Para que esse aspecto não se perca, ela recebe um acabamento de verniz no final.
Banho de ródio
O mais resistente entre os metais citados, o ródio oferece brilho e durabilidade às semi joias. Ideal para peças em prata (a menos durável dos metais nobres), o acabamento rodinado proporciona muito mais durabilidade, além de evitar marcas de arranhões e manchas.
Além disso, peças em prata precisam de muito polimento para continuarem vistosas. O banho de ródio evita esse excesso de limpeza. O acabamento rodinado também é feito para dar a cor prateada ao ouro branco. Além de não causar alergias, ele garante que a peça seja mais nobre.
Quando misturado a um corante, torna-se ródio negro. Semi joias com essa cor têm se tornado tendência nos últimos anos, pois o contraste com as pedras deixam os acessórios chamativos e únicos.
Como reconhecer um banho de boa qualidade?
Veja maneiras descomplicadas de descobrir as melhores semi joias banhadas para revenda:
Confira a espessura do metal nobre: A espessura do banho é medida em milésimos. Quanto maior, mais resistente a semi joia é. O banho flash, que proporciona uma cobertura de menos de 0,01 mm (10 milésimos), é mais usado em bijuterias ou objetos (canetas e isqueiros), pois não oferece durabilidade. O ideal é que a semi joia banhada tenha uma camada de 0,02 mm de espessura, pelo menos.
Brincos sofrem menos com atrito, portanto podem ter até 0,05 mm de cobertura. Já pulseiras e relógios necessitam de uma espessura maior de metal nobre, entre 0,08 e 0,10mm.
Veja se o fabricante oferece garantia
Você também percebe a qualidade das semi joias analisando o suporte oferecido pelo fabricante. Se a loja dá certificados de garantia, ela tem a segurança da durabilidade de seu produto. Portanto, não abra mão dessa condição ao adquirir seus acessórios para revenda.
Verifique a composição do produto
Muito comum na estrutura de semi joias, o níquel é um metal barato e muito resistente, mas que pode causar alergias. Para abranger um público diversificado, você deve oferecer peças antialérgicas, e o metal não pode estar em sua composição.
Verificar também a quantidade de metal nobre na sua semi joia é garantir-se de que está vendendo produtos com boa qualidade. Não deixe de pedir essa informação ao fabricante!
Como manter a durabilidade da semi joia?
Mesmo que a peça tenha qualidade, ela precisa de cuidados para se manter bonita. Por isso, é relevante conhecer as melhores maneiras de cuidar da sua semi joia, temos um post que ensina como você deve fazer, clicando aqui.
Aproveite as ótimas condições da Mil Bijus e compre sua semi joia! Consulte as opções de frete e boas compras!