O valor de um brinco ou de uma pulseira, por exemplo, jamais pode ser determinado aleatoriamente. Calcular preço de semijoias exige pesquisa na concorrência, cálculo de despesas fixas e variáveis, estimativa de aceitação no mercado e previsibilidade das vendas.
Sabemos, claro, que qualquer revendedora precisa de uma boa margem de lucro, mas é importante lembrar que os clientes devem estar dispostos a pagar o valor cobrado e, principalmente, que a sua concorrência está atenta a qualquer deslize!
Pensando em te ajudar nesse assunto, vamos te explicar como definir o preço para revenda de semijoias.
Há dois lados que devem entrar em equilíbrio quando você quer precificar as semijoias para revenda de forma ideal: a concorrência e as despesas. Fazendo o balanço entre elas, teremos a sua margem de lucro. Entenda mais sobre esses pontos a seguir!
O primeiro lado a ser considerado é o mercado. Você precisa saber por qual valor os seus concorrentes vendem o mesmo tipo de produto que o seu. Aqui, a dica é simples: pesquisar! Vá a outras lojas ou contate outros revendedores na condição de cliente — o chamado cliente oculto. Você aproveitará esses dados na hora de comparar com os seus custos e ao inserir uma margem de lucro.
Outra dica é: se você puder comprar um grande volume para revenda, por exemplo, a tendência é que você consiga fixar um preço menor para cada unidade em relação à concorrência, além de economizar nos custos.
O outro lado é o financeiro. Todas as despesas que você tem para manter o seu negócio funcionando devem entrar na conta. Nesse ponto, existem as despesas fixas — que incluem aluguel, luz, condomínio (caso você tenha um ponto comercial ou escritório, há também as despesas variáveis — como comissões de vendedores, frete das peças, embalagens, etc.
O custo total deve ser dividido pelo volume de vendas que você consegue fazer por mês. Assim, é possível saber exatamente o peso das despesas sobre cada peça comercializada!
Como calcular preço de venda das semijoias
Ao calcular preço de venda das semijoias, leve em consideração três critérios:
– Preço da concorrência
– Aceitação no mercado
– Previsão de vendas
Como definir margem de lucro?
A margem de lucro é um aspecto importante do cálculo do preço de venda das semijoias. Saiba que não existe uma fórmula única para todas as peças.
Sugerimos que as revendedoras de semijoias tenham uma média de 100% de markup, já tirando todos os descontos dados às clientes.
Seguindo essa orientação, se você comprou um acessório no atacado da MB Acessórios por $30, o preço de venda desse acessório deve ser $60.
A revendedora deve entender a sua clientela para saber se mesmo aumentando a margem de lucro, aplicando uma taxa de 350% sobre o preço de custo, aquela semijoia pode ser vendida um pouco mais cara.
A margem mínima, deve ser algo entre 75% e 80% sobre o preço de custo. “Algumas peças valem mais e você pode colocar mais margem (de lucro) que as outras, mas é necessário ter uma porcentagem mínima para não aplicar índices baixos demais.”
Então, pronta para revender semijoias? Na Mil Bijus/MB Acessórios você encontra maravilhosas semijoias de excelente qualidade por preços incríveis para começar o seu negócio de revendas!