Porque é tão importante a sua empresa ter uma cultura? Você já parou para pensar nisso ou sabe o que significa? No post de hoje vamos contar um pouquinho sobre a importância de ter uma cultura bem definida.
A cultura serve pra gente agir da forma correta, agir da forma que a gente vai fazer do nosso négocio ir do ponto A ao ponto B, cultura não é só para colocar num papel e sim algo que você deve seguir todos os dias, colocando em prática dentro da sua empresa com os seus colaboradores e clientes.
Para você definir a sua cultura, deve-se pensar primeiro em três pontos:
– Missão
– Visão
– Valores
“Cultura que serve é aquela que você coloca em prática”
Toda empresa tem uma identidade própria, constituída por princípios, valores e objetivos a longo prazo. Contudo, são justamente esses fatores que a diferencia das demais organizações e faz com que ela ganhe espaço, de preferência, no mercado consumidor. Nesse sentido, o Código de Cultura ou Culture Code, no inglês, é uma forma de sistematizar e registrar essa identidade institucional.
Ao criar uma cultura de atendimento na empresa e padronizar os processos institucionais, é possível obter reflexos no ambiente interno e externo da organização. Isso porque há um alinhamento quanto ao comportamento dos colaboradores entre si, com os clientes e com o mercado.
Quais os benefícios que o Código de Cultura traz?
O objetivo é que cada colaborador saiba como agir e como guiar sua conduta no trabalho para corresponder aos princípios determinados. Geralmente, esse compilado é organizado e propagado na comunidade empresarial.
Os benefícios do Código de Cultura são inúmeros, e um deles é o aumento da produtividade dos colaboradores. Isso ocorre porque, quando os funcionários são bem direcionados às atividades, conhecendo as diretrizes e os objetivos da instituição, há um maior alinhamento dos métodos de trabalho e a otimização dos processos.
Além disso, o código contribui para a formação de uma equipe coesa para o atendimento, o que é fundamental para a manutenção da reputação da empresa de sua credibilidade. Todos esses fatores têm, por consequência, o aumento dos lucros e o lançamento da marca no mercado.
Como posso elaborar o Código de Cultura na minha empresa?
Implementar o código na empresa, apesar de exigir organização, não é tarefa impossível. Com algumas boas práticas é viável aplicá-lo dentro da empresa.
Preste atenção nessas práticas principais:
1. Defina os principais valores da organização
Primeiramente, é preciso definir quais são os valores e princípios da empresa, assim como seus objetivos e propósitos. Uma dica é ouvir a opinião dos colaboradores sobre a cultura organizacional, de modo a compreender as diferentes percepções e tentar resgatar o que há de melhor na instituição.
2. Reúna as informações mais importantes
Após recolher todas essas informações, selecione aquelas que você deseja dar ênfase para consolidar a identidade da empresa. Lembrando sempre que esse documento é o que guiará os funcionários em todas as suas atividades. Reúna, portanto, princípios relevantes que você deseja transmitir ao cliente de maneira clara e objetiva.
3. Faça a divulgação
Após a elaboração do Código, revise-o e divulgue para seus clientes. Para obter todas as vantagens que esse documento pode oferecer, é essencial apresenta-lo ao trabalhador, com intuito de que absorvam as missões e os valores.
4. Engaje o time
Apesar do Código ser a peça-chave para obtenção de resultados, ter uma equipe engajada é fundamental para que a cultura seja sustentada ao longo do tempo. Afinal, a ideia é a criação efetiva de uma identidade institucional.
Nesse sentido, treinamentos e capacitações poderão ser essenciais para trazer os funcionários para a mesma vibração do código. Além disso, é importante estar atento ao recrutamento de funcionários.
Percebeu-se que criar uma cultura organizacional, colocando no centro das estratégias, o consumidor faz com que a percepção sobre os serviços da empresa seja mais positiva, isso aumenta os níveis de fidelização e traz maiores oportunidades de crescimento à organização.
Agora que você já sabe como criar um Código de Cultura dentro da sua empresa, que tal descobrir como o atendimento personalizado pode ser uma ferramenta estratégica de negócio?