Mulher empreendedora

Aprenda a fazer um Pós venda completo

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O pós venda é uma prática que muitas vezes não é utilizada mas que faz total diferença no encantamento da cliente.

As clientes gostam de se sentir lembradas pela marca mesmo após a compra, é bom lembrar que manter uma boa relação com os seus clientes faz toda a diferença para que eles voltem a comprar com você.

Nesse post vamos dar algumas dicas sobre o pós-venda e espero que possa servir de ajuda para você!

Há várias métricas que um empreendedor precisa ficar de olho, e uma delas é a quantidade de pessoas que já compraram um produto seu e voltaram para efetuar uma nova compra. 

De acordo com o principal consultor de marketing do mundo, o norte-americano Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual. Por isso, vale a pena investir no pós-venda para a fidelização de clientes que já demonstraram interesse em você e no seu produto. Dessa forma, você não precisará investir mais na aquisição de clientes, porque aquele consumidor já está em sua base.

  • Peça o feedback;

Já passou pela sua cabeça em algum momento por que algum cliente não retornou pra comprar ou por que não conseguiu fidelizá-lo? Pode ter sido porque você esqueceu dele depois da venda ou até mesmo algo que não o agradou, como por exemplo: ele pode ter tido problemas com o recebimento do pedido ou com os produtos.

O feedback oferecido pelo cliente serve como referência para avaliar a utilidade do produto, o grau de satisfação, o custo-benefício e muito mais.

Na Mil Bijus nós pedimos feedback para todas nossas clientes, e olha que são mais de 20.000 clientes atendidas todos os meses!

Fazendo uma compra em nosso site, após o recebimento do produto, você receberá uma mensagem da nossa equipe querendo saber da sua experiência da compra e o que achou das peças. Dê uma olhada aqui os comentários das nossas clientes!

Já nas lojas físicas temos um totem de pesquisa, onde as clientes nos deixam um feedback sobre a sua experiência de compra.

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  • Dê descontos;

Quem não gosta de um bom desconto? Uma das maneiras mais eficientes de engajar os clientes no pós-venda é com a oferta de descontos e promoções exclusivas, para ter mais resultados, você pode tanto realizar campanhas para clientes que já demonstraram interesse ou consumiram produtos da marca, como oferecer cupons para quem está visitando sua página pela primeira vez, estimulando-os, assim, a comprar. 

Vou te dar um exemplo prático: Sempre que uma cliente da seu feedback em nosso totem, ela recebe um email com desconto para a próxima compra. Dessa forma engajamos a cliente para que ela volte e aproveite o desconto.

  • Entre em contato em datas especiais; 

Clientes são pessoas comuns, repletas de sentimentos. Marcas que entram em contato em datas especiais, como aniversários, revelam sua preocupação não apenas com a venda, mas também com o bem-estar da pessoa. Aproveite as datas comemorativas para conceder “mimos” a seus compradores. Oferecer brindes e descontos especiais para essas ocasiões são super bem-vindos. Caso você não disponha de muitos recursos para promover ações de marketing, uma simples mensagem de feliz aniversário já surte excelentes resultados, pois ajuda a humanizar sua marca e aproximá-la do comprador.

Na Mil Bijus sempre lembramos do aniversário das clientes, e você ganha presente! É isso mesmo, basta ir na loja no dia do seu aniversário que você vai ganhar um presente, mesmo sem comprar nada. 

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  •  Serviço de suporte eficiente; 

Procure responder os seus clientes de forma rápida, jamais deixe um cliente sem resposta. Mesmo que você não tenha a solução de imediato, mostre que sua informação é relevante e que você fará o possível para resolver a situação. Demonstre que você está disposto a ouvir seu cliente para melhorar e poder entregar um serviço mais satisfatório da próxima vez. 

Apresente sua visão e crie uma solução que seja benéfica para o consumidor e para a empresa. Abandonar os clientes após a venda é um dos erros que não podem ser cometidos. Eles precisam de suporte e apoio para conseguir extrair o máximo do produto adquirido.

Sem falar que eles podem estar atrás de informações sobre novos produtos, para voltar a comprar com a marca. Lembre-se que uma experiência ruim repercutida na internet pode ser o suficiente para destruir a reputação de uma marca.

  • Estimule clientes inativos;

Estimular o contato com clientes inativos pode ser uma boa alternativa. Pois, assim, você demonstra que sua loja está preocupada com a clientela, podendo trazê-lo de volta. 

Por fim, não se esqueça de que a forma como você trata seu cliente reflete na maneira como será projetada a imagem da sua loja. Valorize esse mecanismo tão importante que é o pós-venda.

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Com essa simples atitude você terá grandes chances de criar um bom relacionamento com seus clientes, pois mostrou cuidado, carinho, amor e atenção. Isso faz toda a diferença, acredite.
Para que você consiga os melhores resultados em seu pós-venda, não deixe de conferir também nosso post em nosso e-book e veja como essa estratégia de fidelização te ajudará a aumentar seus resultados de vendas.

 

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