Hoje vamos aprender como achar suas clientes potenciais para você começar a vender suas primeiras peças.
Quem são elas? Onde estão? Do que elas gostam? Quais tipos de bijuterias você vai vender a eles? Preferem colares grandes ou mais delicados? Estas perguntas ajudam você a conhecer a sua cliente.
Por isso, o primeiro passo é identificar o seu público-alvo (quem é o seu cliente?). Para entendermos quem ele é, podemos criar uma persona. Mas, afinal o que é isso? Persona vem de personagem, “são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, uma marca ou produto. É um método de segmentação de mercado”, diz Kotler, considerado o rei do marketing.
Mas por que criar uma persona se eu posso escolher vender minhas mercadorias para qualquer mulher, entre 25 a 50 anos, por exemplo? Pensa bem, vamos supor que temos duas clientes: Julia têm 30 anos, é casada, mãe de duas meninas, gosta de tomar café com as amigas, tem um estilo mais clássico. Já, Carolina, também têm 30 anos, é solteira, gosta de balada, e tem o estilo mais rock. Você iria vendar as mesmas peças para as duas clientes? Provavelmente não! Isso, porque as duas tem um estilo de vida diferente, você não vai encontrar as duas nos mesmos lugares e não vai conseguir agradar ambas. Por isso, a importância de segmentar seu público.
Existe uma técnica que vai ajudar você a identificar um público. Você pode fazer um moodboard, que é um painel de inspiração, no qual você vai descrever o seu cliente por meio de imagens, colagens e até palavras, basta usar a imaginação e criatividade. No painel você pode indicar lugares que ele frequenta, como é o estilo dele, quais acessórios que ele usaria.
Definindo suas personas, você vai saber onde encontrar seu cliente e vai poder oferecer suas peças. Por exemplo, se você escolheu a persona Julia, que descrevemos acima, você vai poder encontrá-la em escolas infantis ou em cafés. Você pode fazer parceria com algum café para deixar suas mercadorias expostas ou fazer uma promoção e dar descontos para mães de uma determinada escola. Mais uma vez, use a criatividade e estratégias sempre focando no seu público, que você vai conseguir vender suas bijuterias!
Amo bijus todas são lindas e excelente qualidade, tenho adquiri muitas na sua loja quando visitei e parabens