Mil dicas

Dicas para te ajudar a comprar com segurança nessa BLACK FRIDAY

0 comentários

Pra quem gosta de promoções e compras (quem é que não gosta, afinal?) novembro é o mês perfeito. Afinal, é o período em que ocorre a tão esperada Black Friday.

O evento acontece sempre na última sexta-feira do mês, mas muitas lojas estendem suas ofertas por períodos mais longos. Em algumas as promoções já entram no ar no primeiro dia do mês, outras fazem a semana inteira. O fato é que cada vez mais pessoas aproveitam a data para comprar os itens que desejam, pois a data faz parte do calendário anual das principais lojas de comércio eletrônico do Brasil e do mundo.

22

Tudo maravilhoso para fazer suas compras e ainda economizar, não é mesmo? Infelizmente não! O aumento da procura gerada pelos consumidores no período e a quantidade imensa de promoções é o cenário perfeito para fraudes e crimes eletrônicos. Por isso, é importante tomar cuidado e se precaver para não cair em ciladas e o “barato não sair caro”.

Para te ajudar a evitar isso, separamos algumas dicas básicas para te ajudar nas suas compras de Black Friday com segurança:

  • Cuidado com e-mails duvidosos e desconhecidos

Muito cuidado com e-mails! Muitos hackers enviam e-mails com supostas promoções e preços baixos para fazerem o usuário clicar em um link falso que ajuda a roubar suas informações como senhas, números de cartão, entre outros.

Assim, ao receber uma promoção por e-mail vá direto ao site da loja, lá você confere o preço e as informações do produto anunciado e descobre se trata-se de um golpe ou não. 

DESCONFIE > É comum esse tipo de “falso e-mail” ter muitos erros de português, remetentes desconhecidos ou não estarem no padrão que você costuma receber desta loja. Fique atenta!

  • Atenção aos “descontos falsos”

Algumas lojas costumam aumentar o preço de certos produtos para quando chegar o período da promoção “voltar ao valor real” e passar a impressão de desconto. Essa situação é bem comum, é chamada de maquiagem de preços. Pela legislação brasileira é considerada propaganda enganosa e a loja pode ser punida por isso.

0f01f8d63384e1c18aa24773f27cf7cf

Se você já está pesquisando o produto a bastante tempo, já tem uma noção da média de preço nos últimos meses para ter um parâmetro. Já quem não tem essa média, a principal dica é pesquisar em sites e lojas diferentes para ter essa real estimativa antes de realizar a compra. 

  • Essa loja é realmente de confiança e tem uma boa reputação?

Muito cuidado com isso, existem diversos sites e lojas que parecem ser confiáveis, mas na verdade não são. Antes de comprar qualquer produto em uma loja que não conhece ou não realizou nenhuma outra compra é fundamental investigar e pesquisar a reputação da loja em outras plataformas ou canais.

19aeaff4eb189ec9ac6beb640b77f56c

Verifique as avaliações e comentários nas redes sociais e utilize sites como o Reclame Aqui para não ter problemas com essa situação.

  • Sempre faça “buscas seguras”

Hackers também usam diversas técnicas para incluir links falsos nos principais sites de buscas, em diversas vezes chegam até a comprar anúncios para aparecer em destaque e atrair mais usuários. Ao buscar por algum termo genérico, como “ofertas Black Friday” ou “Black Friday promoções”, sempre prefira os anúncios e sites de lojas que conheça, ou pesquise para saber se a loja que aparece realmente existe e é confiável.

18e945f45c08ab21c2ff46c67a628abd

  • Atualize seu sistema de segurança

Hackers também podem aproveitar brechas de segurança, através de antivírus e sistemas desatualizados para tirar algum proveito. Por isso, antes de realizar suas compras, confira ou atualize sua aplicativos para navegar com segurança. As compras por dispositivos móveis estão crescendo e são cada vez mais comuns, esses aparelhos também não estão livres de riscos e invasões, ao utilizá-los para compras também é fundamental estar com os sistemas em alerta e atualizados.

Após conferir essas super dicas, agora você pode aproveitar a black friday  com segurança e sem medo!

Aproveite e lembre-se de conferir as ofertas da Mil Bijus e boas compras!!

 

CONTEÚDO VIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM