Mil dicas

Do que são feitas as bijuterias? Entenda a composição das peças

0 comentários

Já teve curiosidade em saber do que são feitas as bijuterias? Grande parte dos aneis, brincos, colares e das pulseiras que a gente encontra à venda é feita de uma liga de quatro metais, que recebe o nome de zamac.

Mas por que será que algumas bijuterias que a gente tem em casa escurecem e outras não? Isso tem a ver com o banho que as peças recebem. Quer entender melhor do que são feitas as bijuterias para comprar peças que vão durar por muitos anos? Vem com a gente!

Zamac: o que é?

A maioria das bijuterias é feita de uma base metálica chamada zamac. O zamac tem em sua composição química zinco, alumínio, magnésio e cobre, e também é a base para as semijoias. É uma matéria-prima de cor cinza, resistente a choques, desgastes e oxidação, além de ter ótimo acabamento.

O zamac é a base para anéis, colares, brincos e pulseiras à venda no mercado. A diferença entre uma bijuteria de qualidade e outra inferior é o número de camadas de material nobre que ela recebe.

Isso mesmo! As bijuterias recebem banho de ouro, ouro rosé, prata ou ródio. Quanto mais camadas, maior será a durabilidade, a beleza e a elegância das peças. Elas podem se enquadrar na categoria de bijuterias finas, ideais para festas, e muito semelhantes a joias e semijoias.

Em média, as bijuterias que usamos para o dia a dia têm duas camadas de banho de metais preciosos.

do que sao feitas as bijuterias

Foto: Camilla Carvalho

Zamac escurece?

Em se tratando da matéria-prima das bijuterias, a pergunta para a qual todo mundo quer uma resposta é: liga de zinco escurece? Depende. Vamos entender melhor.

O zamac escurece por basicamente duas condições. A primeira é a qualidade da peça. Se as camadas de ouro, prata ou ródio forem poucas ou muito finas, maiores são as chances de a bijuteria ficar feia, escurecer e descascar. A segunda, é o cuidado na utilização. Cosméticos, perfumes, poluição e cloro tendem a tirar o brilho e escurecer as peças.

Como cuidar das bijuterias?

Para evitar o escurecimento das bijuterias, a nossa dica é que você compre peças de qualidade, em lojas confiáveis e que têm histórico de comercializar bons produtos. Também tenha cuidado ao manusear as peças, evitando contato com perfumes, cremes, maquiagem, água salgada, cloro e materiais de limpeza.

Quer usar um hidratante ou um perfume com sua bijuteria preferida? Aplique o produto e espere alguns minutos para vestir os acessórios. Outra dica é não guardar as bijuterias no banheiro, pois o vapor de água acelera a oxidação das peças.

do que sao feitas as bijuterias

Bijuteria escureceu: o que fazer?

Se mesmo seguindo as nossas orientações a sua bijuteria escureceu, é sinal de que o material não era de alta qualidade, mas para tudo tem jeito. Você pode tentar limpar a peça e recuperar parte do brilho. Confira nossas dicas:

Como limpar as bijuterias

– Flanela ou tecido macio: use para limpeza a seco. Friccione a peça no tecido. A flanela mágica também funciona.
– Água morna com detergente líquido neutro: mergulhe uma escova dental macia nessa mistura e passe na bijuteria. Seque.
– Esmalte extra brilho: utilize nas pedras pequenas para dar brilho e aumentar a durabilidade.

O que evitar

– Deixar as bijuterias de molho.
– Molhar as peças em água quente.
– Utilizar álcool, vinagre, bicarbonato de sódio ou água sanitária na limpeza.

Você já aprendeu do que são feitas as bijuterias e sabe que comprando produtos de qualidade terá peças duráveis e bonitas por muito tempo. Quer saber mais sobre como conservar e consertar seus acessórios. Baixe nosso guia, é de graça!

do que sao feitas as bijuterias

CONTEÚDO VIP

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

VEJA TAMBÉM