Nos anos 20, Coco Channel foi a primeira a tirar o estigma de meras imitações de jóias das bijuterias, e lançou suas réplicas “glamourizadas”. Depois, nos anos 60, Paco Rabanne iniciou sua carreira com a produção de bijuterias para famosas maisons francesas e inovou quando criou peças com personalidade.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais – IBGM existem cerca de dezesseis mil empresas neste ramo entre fábricas e lojas. O segmento de bijuterias e folheados apresentou maior variação no faturamento do varejo, aumento de 12% em relação ao ano anterior, contabilizando mais de 10 milhões de reais. O Brasil está no 14ª lugar no ranking dos exportadores de folheados, com mais 33 mil dólares, em 2015. E na exportação de bijuterias está em 34ª na tabela mundial, com o faturamento de mais de 11 mil dólares.
Ameaças e Oportunidades no setor:
- * As bijuterias atraem diversas classes sociais;
- * Peças com boa qualidade se saem melhor no mercado.
- * Concorrência de pessoas que atuam informalmente no mercado de bijuterias;
- * Necessidade de um alto volume de vendas para ter um lucro significativo.
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