Mil dicas

TIPOS DE CORRENTARIA

3 comentários

Toda apaixonada por Semijoias já se deparou com a situação em que desejava comprar um tipo de corrente ou pulseira, e não sabia expressar o nome daquele modelo maravilhoso que te deixou fascinada. Isso é muito comum porque nas correntarias existem termos específicos que não são tão divulgados. Para conhecer as características de cada tipo de malha e te deixar uma expert no assunto, segue aqui tudo que você precisa saber.

Para um primeiro esclarecimento, vale dizer que o termo mais comum utilizado para denominar esses tipos de correntes é malha. Portanto, falamos que a malha de tal corrente é x, y ou z. Esse termo serve para se referir especificamente ao tipo de corrente, suas formas e o aspecto final que elas têm. Então, ao falar sobre um tipo de colar temos alguns aspectos a considerar:

– Banho da peça: pode ser ouro, prata, ródio, etc.

– Composição: podem ser metais nobres como ouro e prata, zamac e latão.

– Malhas da corrente: formato que compõe a corrente

Vamos agora conhecer os tipos de Corrente:

Groumet

Esse é uma das correntes mais populares. A corrente é composta de elos longos, que podem até mesmo serem duplos e também apresentam uma característica bem marcante. São elos com espessura mais grossa.

Cartier

A corrente Cartier foi criada por Louis Cartier e é dona de um estilo muito único. A Cartier foi precursora de muitas ideias incríveis que se tornaram ícones na alta joalheria. Uma delas foi justamente esse tipo de corrente. Na corrente Cartier, os elos são levemente achatados e ao longo de toda a corrente eles são do mesmo tamanho.

Elo Português

O elo português é dono de uma beleza admirável A malha é composta por diversos elos redondos posicionados de formas diferentes. Pode se dizer que ficam intercalados elos na vertical e outro elos na horizontal, criando um aspecto muito interessante.

Veneziana

A malha veneziana é bem delicada e cheia de brilho! Ela tem elos interligados, formando uma conexão delicada em que quase não sobra espaço entre um elo e o outro, eles ficam bem unidos.

Singapura

A corrente singapura é formada por um conjunto de elos interligados ornando com elos tortos dando um efeito super bacana de torcido.

Cordão baiano

A corrente do estilo cordão segue a mesma lógica da corda real. É um tipo de elo sofisticado e mais trabalhado, a aparência é de vários elos bem unidos, formando duas extensões interligadas.

Malha de Serpente

A corrente do estilo malha de serpente passa a ideia de um cordão único. As várias partes são interligadas de modo a formar um único fio. Então Atualmente, esse tipo de malha é bem popular por ser usado nas pulseiras e chokers. A maior vantagem desse elo é sua alta flexibilidade.

Americana

Esse estilo é bem parecido com o elo português, mas a diferença está nos elos ovais. A malha americana também apresenta elos levemente torcidos, o que traz um charme especial.

Fígaro

Esse tipo que também pode ser conhecido como Piastrine tem a característica principal de ter três pequenos anéis conectados a um elo maior. Por isso a peça tem um efeito bem interessante.

Corrente Spiga / Trigo

A Spiga, ou Corrente Trigo, tem elos de uma corrente Spiga são ovais e se entrelaçam. Essa corrente tem muita textura! A aparência geral da corrente Spiga espelha a de uma ponta de caule de trigo. A textura brilhante possui fios semelhantes a fibras que se cruzam. Normalmente existem quatro fios que traçam um no outro.

Então, gostou das informações? Agora que você já sabe quais são as características de cada uma das correntes e quais são suas principais diferenças, não deixe de repassar essas dicas para suas clientes na hora da venda!

CONTEÚDO VIP

3 respostas

  1. Tenderly vilar
    25/08/2023 às 12:50hr

    Adorei o conteúdo. Parabéns pelo blog

  2. LYLLIAN MILKA
    03/10/2023 às 20:51hr

    Parabéns pela matéria! Muito interessante! Era exatamente o que eu estava procurando antes de comprar um colar.
    Queria saber a diferença entre os tipos de malhas/tramas e agora me sinto confortável para não errar! Obrigada!

  3. Priscila
    10/02/2024 às 20:44hr

    Obrigada pelo conteúdo! Sempre fui mais fã de elos americanos, mas ultimamente tem sido difícil achar gargantilhas que não sejam as venezianas. Com certeza saber dar nome aos bois facilitará minhas compras! Parabéns ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM