Uma simples ideia e a busca por resolver uma necessidade pode ser o “pontapé” para mulheres se tornarem empreendedoras. Hoje, trouxemos três histórias para você se inspirar.
Luciana Praxedes criou o Planet Dog Resort, em 2010. O negócio surgiu após uma viagem, a trabalho, para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Ela ficou um mês fora e deixou o seu Golden Retriever, de nome Tobias, em um hotel para animais de estimação.
“Ao retornar de viagem Tobias estava parecia triste. O incidente fez com que eu percebesse que faltavam opções de confiança no mercado para que nós, donos, pudéssemos deixar nossos animais de estimação”, conta.
Formada em comércio exterior, até então ela trabalhava em uma multinacional do setor químico. Luciana decidiu investir R$ 90 mil na compra do pet shop, em São Paulo. O local precisou de uma reforma e o negócio começou praticamente do zero. Com o tempo, passou a oferecer outros serviços como banho tosa e consultas veterinárias.
A experiência negativa que teve com seu cão Tobias e a procura de clientes por um hotel para os animais, impulsionaram Luciana a adquirir um terreno de 1.500m² e inaugurar, em 2012 o Planet Dog Resort, com um investimento de R$ 500 mil. Um ano após sua inauguração, em 2013, o Planet Dog já começou a dar resultados positivos. De janeiro a dezembro, registrou um faturamento de R$ 1 milhão.
Atualmente o Planet Dog oferece serviço de hotel, creche, SPA e adestramento, além de contar com parceria com o Hotel Hilton Morumbi para os hospedes que desejam um local para deixar seus cães.
Tatiana França é formada em Ciências Contábeis e trabalhou por 10 anos na área financeira de Multinacionais (subindo e descendo a Serra diariamente – mora em Santos e trabalhava em São Paulo). Cansada do sobe e desce, prestou concurso público e trabalhou por 6 meses no Banco Nossa Caixa. Mas ainda não era isso que ela queria. Surgiu, então, uma oportunidade de rodar o Mundo trabalhando em Navios de Cruzeiros, onde trabalhou por quase 5 anos. Estava com 34 anos e precisava descobrir o que a motivava e finalmente encontrou: “hoje trabalho como Personal Organizer e estou muito feliz”. Ela ajuda pessoas com seus serviços de organização residencial, para recém-casados, mudanças e novas residências, escritórios; consultoria em organização residencial; além de ministrar cursos de organização de armário e closets, palestras e workshops.
Ajudar o próximo. Esta foi a primeira frase que surgiu quando as empreendedoras da área de comunicação se juntaram para criar o Projeto Bem Coletivo.
Tudo começou em 2015, quando o país apresentou uma grave desaceleração econômica. Foi então que Maíla Campozana D’Addio e Sonia De Pieri ambas da comunicação, se reuniram para alavancar projetos paralelos, para aumentar a lucratividade. Tiveram a ideia de realizar feiras de negócios em condomínios, porém com uma visão estratégica, a fim de conectar profissionais de diversos segmentos para que cada um deles apresentasse seu expertise. A proposta deu certo, e com isso surgiu o Projeto Bem Coletivo.
“No atual cenário que vivemos, as pessoas clamam por ajuda, e nós do Bem Coletivo, estamos aqui para auxiliá-las a conquistar a autoestima, oferecendo espaços e oportunidades para expor o que elas vendem, seja produtos ou serviços”, explana Sonia De Pieri.
Um outro ponto a ser ressaltado do Projeto é a corrente do bem, o elo solidário que ele oferece.
“Buscamos espaços em empresas, restaurantes, condomínios, a fim de que os profissionais encontrem um público direto”, ressalta a designer e vídeo maker, Maíla Campozana D’Addio.
O networking do bem se apresenta, não só em uma época em que o mercado não está contratando profissionais, mas acima de tudo, o Projeto inova em abraçar causas sociais, como é o caso do Bem Social, onde uma caixa fica exposta em cada evento do Bem Coletivo, para que as pessoas levem roupas e alimentos não perecíveis, os quais seguem para instituições de caridade.
Inspire-se nessas histórias e dê os primeiros passos. Você também pode começar a ser uma mulher empreendedora! Que tal pode começar revendendo bijuterias?
Até o próximo post! 🙂