A data, confirmada para 27 de novembro de 2020, é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
Se você estava de olho em uma peça durante o ano inteiro mas não teve coragem de comprar ainda, essa época de promoções é ótima e você ainda aproveita para ter acessórios novos para as festas de final de ano, como a confraternização da empresa ou o natal em família.
O que é Black Friday?
Inicialmente, a Black Friday só existia nos Estados Unidos, na última sexta feira do mês de novembro, próximo a comemoração do Dia de Ação de Graças. Então, na ocasião lojas de diferentes segmentos cediam descontos impressionantes nessa data aos seus consumidores. O incentivo era uma forma de antecipar as compras do natal e quase sempre o desconto acaba valendo muito a pena! Então, posteriormente, inspirados nas promoções americanas, o comércio brasileiro incorporou a data ao calendário comemorativo. Além disso, algumas empresas acabaram aderindo campanhas como Black Week ou até mesmo Black Month, onde os descontos duram períodos maiores.
Então, se você, lojista virtual, quer aproveitar a data para aumentar a receita da sua loja virtual, damos a seguir algumas dicas sobre como se preparar e ter sucesso em suas vendas. Confira!
- Seja transparente com os seus clientes
Uma reclamação comum de consumidores envolve lojas que, dias antes da promoção elevam os valores para que o desconto concedido na Black Friday pareça maior. Essa desonestidade é um tiro no pé: em vez de gerar mais vendas, afasta os clientes e contribui para a construção de uma imagem negativa da sua empresa. Por isso, é fundamental manter a transparência e autenticidade das ofertas.
- Foque no bom atendimento
Ser bem-sucedida em uma promoção como a Black Friday exige preparação e um roteiro de atendimento diferente do que você está acostumado. Você e sua equipe devem estar sob constante treinamento, e um evento desse porte requer reforço na qualificação. Lembre-se: Não há espaço para erros que irão deixar o cliente descontente e muitas vezes, será a primeira experiência dele com a sua empresa, não o desaponte.
- Reforce o seu estoque
Como se preparar para a Black Friday sem pensar no estoque? Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado. Uma boa estratégia é mapear as saídas de mercadorias da sua loja virtual. Com esse levantamento, você terá mais chances de acertar quais produtos tendem a ser mais requisitados.
- Vá além do preço
Os descontos são o principal atrativo da promoção, mas seu concorrente também estará oferecendo preços baixos. Então experimente se diferenciar de outras formas, agregando benefícios à compra, como sorteios, frete grátis, cartão fidelidade, garantia extra gratuita, parcelamento, cupons, descontos progressivos e brindes.
- Use as redes sociais
Essa dica é válida para quem vende na loja física e na virtual. Seja para divulgar ofertas, atender clientes ou cultivar um relacionamento a partir dessa interação, as redes sociais estão aí para te ajudar. Na Black Friday, é preciso qualificar o seu uso, operando em tempo real, compartilhando boas experiências e solucionando possíveis queixas antes que se propaguem. Além disso, você pode utilizar ferramentas como o Facebook Anúncios e Publicidade no Instagram para criar anúncios e impulsionar publicações com suas ofertas da Black Friday, com a vantagem de segmentar seu público-alvo com precisão.
Chegou o momento de aproveitar a Black Friday e alavancar o seu negócio, siga todas essas dicas e boas vendas! E não deixe de visitar o nosso site e conhecer todas as promoções que a Mil Bijus preparou pra você.