O WhatsApp chegou para revolucionar as vendas e fortalecer o relacionamento com o seu cliente. Assim como o Facebook mudou a maneira como as empresas se comunicavam com seus clientes e faziam negócios, o WhatsApp já há algum tempo, está mudando a comunicação e o relacionamento entre marcas e clientes.
Que tal aproveitar o aplicativo para potencializar suas vendas, facilitar a comunicação com o seu cliente e manter um relacionamento para fidelizá-los? A estratégia de como vender pelo WhatsApp é construída usando como base um relacionamento mais personalizado possível. Ainda que as mensagens sejam disparadas para mais de uma pessoa, o objetivo não é o envio de propaganda por WhatsApp.
Abaixo vamos te dar algumas dicas de como utilizar a ferramentas em prol de resultados positivos. Acompanhe!
1. Divulgue o número como um canal de comunicação entre você e o cliente.
Publique o número do WhatsApp em todos os seus perfis comerciais de venda, Facebook, Instagram.
É possível criar um link direto com o número do WhatsApp, esse link pode ser distribuído por todas as mídias, inclusive na bio do seu Instagram. O cliente, então, não precisa digitar todos os números do WhatsApp, ele consegue ser direcionado para o aplicativo ao clicar no link.
Para criar um link direto para seu número no Whatsapp:
* Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000. Somente com ele é possível criar o redirecionamento direto para o seu número.
* Caso sua cidade não utilize o nono dígito, usar o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000
* Coloque o seu Número no Link. Substitua todos os ZEROS pelo seu número de telefone. Incluindo o DDD da sua cidade.
2. Aproveite a rede para alimentar seus clientes com conteúdo e novidades do mundo dos acessórios.
Já que você tem o contato, aproveite esse espaço para despertar uma reflexão ou dividir uma dica, que seja relacionada com o produto que deseja vender. Aqui também é válido informar os clientes de novidades de produtos ou promoções.
Para distribuir melhor este conteúdo, você pode criar listas de transmissões no seu WhatsApp, assim você consegue segmentar seus contatos e mandar conteúdos relevantes para cada segmento.
3. Utilize as ferramentas disponíveis para criar conteúdos atrativos e interessantes
O WhatsApp permite interação com texto, imagem, vídeo, áudio. Os emoticons podem ser usados para que haja maior humanização. Todos esses recursos, usados da maneira correta, se conectando com o cliente, sem ser invasivo, convergem para a venda no WhatsApp.
4. Use e abuse dos gatilhos mentais
Gatilhos mentais são uma técnica de convencimento do usuário, tocando em aspectos considerados chave para a sua tomada de decisão. Pode ser, por exemplo, o gatilho da escassez, que leva o cliente a fazer a compra antes que o produto acabe.
Ou o da urgência, que o induz a agir de forma imediata para não perder uma oportunidade que parece ser única. Seja qual for a sua estratégia, o segredo é saber mexer com as emoções do cliente e tirá-lo da zona de conforto.
5. Não se esqueça de pedir autorização
A última dica, porém uma das mais importantes. Existe um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente. Jamais envie mensagem não autorizada. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.
Essa tática tende a ser um tiro no pé. No mínimo, são grandes as chances de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno algum. Já na pior das hipóteses, o usuário pode fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais. Então lembre-se sempre de pedir autorização para esse tipo de envio.
Gostou das dicas? Agora é só começar a colocar em prática e aumentar ainda mais suas vendas dos produtos Mil Bijus!