Comemoramos no Brasil o Dia do Cliente com uma data escolhida para simbolizar, reconhecer e homenagear as boas relações entre clientes e empresas. A comemoração é recente, a data, que é celebrada desde 2003, tem o objetivo de movimentar o comércio em setembro, mês sem datas comemorativas e, por isso, podendo ser uma época mais fraca de vendas mas vem ganhando adesão cada vez maior de empresas que, através de campanhas especiais, promoções e outras estratégias, buscam se aproximar mais de seus clientes, engajar e até mesmo alcançar novas pessoas. Sua empresa não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?
Como surgiu o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente foi criado pelo empresário João Carlos Rego, gaúcho especialista em marketing e recursos humanos. Com o intuito de homenagear os clientes, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e comerciantes, o empresário gaúcho criou a data, que já é comemorada em 14 estados do país.
Mais do que oferecer benefícios e boas condições de compra, a data é focada na valorização do cliente – que é o centro de toda relação de consumo, não é mesmo? Por isso, no Dia do Cliente, muitas lojas e marcas oferecem mimos e focam suas campanhas em dar destaque à história e ao relacionamento com os seus clientes. Mas é claro que as promoções também têm um papel especial na data, afinal, nada agrada mais um consumidor do que economizar, né?
Quando é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado no dia 15 de setembro e tem como objetivo movimentar o consumo em durante esse mês, conhecido pela escassez de feriados importantes para o comércio.
Como comemorar o Dia do Cliente?
15 de Setembro está logo ali e você precisa se preparar para essa data e quem deseja promover ações nesse dia precisa planejar e se organizar com antecedência. Listamos a seguir as principais ideias para a data!
Brindes exclusivos
Que tal oferecer brindes exclusivos aos seus clientes? Objetos e lembranças úteis com a sua logomarca ou identidade visual geram identificação de marca e costumam satisfazer e encantar as pessoas! Embora a ação envolve custos um pouco elevados (produção, confecção, distribuição), ela é certeira no quesito relacionamento com o cliente! Interessante é definir seus brindes correlacionando-os ao seu negócio! Associe o brinde a sua área de atuação!
Promoções exclusivas
Uma boa maneira de valorizar seus clientes? Ofereça o que eles mais gostam – descontos e promoções! Nesse dia (ou semana), faça uma lista de produtos em promoção; reduza preços de produtos estratégicos; ofereça cupons de desconto ou promoções relacionadas a frete ou descontos progressivos. Aproveite gatilhos mentais como a escassez e a urgência! “Válido apenas hoje” ou “Enquanto durarem os estoques” costumam funcionar nesta data!
Campanhas em redes sociais
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação e de vendas. Aproveite o Dia do Cliente e crie postagens interativas que homenageie sua compradora, para que se sinta valorizada e receba seu carinho. Uma boa ideia é criar vídeos ou mensagens que prestigiam a sua cliente.
Conquiste seu cliente com frete grátis
Um dos benefícios favoritos dos compradores, é o frete grátis que proporciona ao vendedor maior destaque em seus anúncios e ao comprador um dos frete mais rápidos. Você pode oferecer benefícios extras a sua cliente, como descontos nos valores de frete e entregas mais rápidas do que a modalidade normal.
Em especial com a aproximação do Black Friday, essa é uma data perfeita para testar suas estratégias e promoções, calibrando e se preparando para o grande dia de promoções em Novembro. E aí, quem aqui já conhecia o Dia do Cliente? Já aproveitou a data para economizar? Portanto, anote na sua agenda o dia 15 de setembro e não deixe de aproveitar!