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Dia do Consumidor: Saiba quais ações você deve realizar nesta data

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Você planejou as suas ações para o Dia do Consumidor? Já parou para pensar como essa data é importante para o seu e-commerce? Em um mercado tão competitivo quanto o atual, um dos grandes desafios dos empreendedores é destacar-se e fazer com que os clientes se sintam especiais. Nesse sentido, datas comemorativas como essa são ótimas oportunidades para cativar as pessoas, reforçar o relacionamento delas com a sua marca e vender mais.

Você sabe a importância das ações para o dia do consumidor?

Durante as ações para o Dia do Consumidor, a clientela espera encontrar preços atrativos, boas ofertas, entregas mais rápidas e baratas, entre outros benefícios. Ao mesmo tempo, a busca por relações transparentes e de confiança com as marcas também aumenta muito. Oferecer esses diferenciais é algo que tem tudo a ver com a proposta inicial do Dia do Consumidor. Ele foi criado em 1983, na mesma data em que John F. Kennedy discursou no congresso estadunidense em 1962. 

Comemorada todo dia 15 de março, a ocasião celebra a fala do 35° presidente dos Estados Unidos em defesa aos direitos que todos indivíduos têm enquanto consumidores. No Brasil, a data se popularizou a partir de 2014, por meio de uma ação realizada por mais de 500 marcas na internet.

Para as empresas, criar boas ofertas no Dia do Consumidor vai muito além de aproveitar mais oportunidades de negócios. Na verdade, isso significa atender às expectativas do público e demonstrar engajamento com os seus interesses. Inclusive, investir em ações de marketing e vendas para essa ocasião se tornou algo inerente ao calendário sazonal dos e-commerces. 

A popularização é tanta, que os sites que participam da celebração começam a registrar picos de acesso cerca de duas semanas antes do dia 15 de março. 

Agora que já contamos um pouco sobre a história por trás do dia do consumidor e porque ele é tão importante para o seu negócio, conheça as ações para turbinar as suas vendas:

Valorize a experiência do consumidor

Trabalhar com bons preços é importante, mas para quem deseja ir além se destacando e se diferenciando dos concorrentes para fidelizar a clientela, promover experiências únicas deve ser a solução. Diversos fatores influenciam a percepção dos clientes. Isso vai desde a construção de um bom storytelling na antecipação da sua promoção do Dia do Consumidor, até a coleta de feedbacks pós-venda, garantia de um site fácil de navegar, prazos curtos de entrega, e assim por diante.

Envie brindes exclusivos

Por falar na construção de uma boa experiência de compra, o envio de brinde para clientes ainda é algo que diferencia a sua marca das demais. Para que seu cliente se sinta ainda mais especial, esse “mimo” deve ser exclusivo da sua loja e agregar algum tipo de valor ao consumidor. 

Ofereça frete grátis

Quando o assunto é vender online, um dos diferenciais que mais atraem clientes é a oferta de frete grátis. Essa pode ser uma boa maneira de impulsionar ainda mais os seus negócios. 

Em um primeiro momento, esse investimento pode parecer pouco vantajoso. Contudo, lembre-se que as ações do Dia do Consumidor podem aumentar as suas vendas, e que isso irá compensar. Inclusive, você pode condicionar o benefício à certa quantia gasta na loja virtual ou ainda realizar acordos com os fornecedores.

Ofereça descontos atrativos

As pessoas percebem quando as promoções não são vantajosas para o bolso, correto? Portanto, procure planejar bem o que será realizado e faça “brilhar os olhos” de quem compra. 

Você pode oferecer promoções de 30%, 40%, 50% de descontos ou ainda cupons promocionais exclusivos. Além disso, é possível criar uma boa campanha de marketing digital para divulgar e avisar os clientes das suas ofertas.

Mas lembre-se de garantir que os descontos e as condições especiais sejam realmente atrativas. Assim, sua empresa terá uma boa imagem e a confiança dos clientes será fortalecida.

Crie conteúdo para a data nas suas redes sociais

As redes sociais são indispensáveis para toda estratégia de divulgação da sua loja. Lembra que citamos que o seu marketing precisa antecipar as ações para o Dia do Consumidor? Canais como Instagram, Facebook, TikTok, Twitter, entre outros usados por sua marca não podem ficar de fora. 

Além dos posts, vídeos e stories tradicionais, uma boa sugestão é produzir reviews. Ao convidar clientes para falar sobre suas experiências positivas com a sua marca, você aumenta seu senso de valorização e ainda reforça a confiança de novos compradores. 

Agora que você já sabe quais são as ações indicadas para usar nesse dia do consumidor, monte sua estratégia e boas vendas!

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