Tendências e Novidades

A moda dos anos 90: tendências de roupas e acessórios para usar já!

0 comentários

Jardineiras, chokers, bandanas, argolas e mom jeans. Essas peças soam familiares para você? Todas representaram uma época que foi revolucionária para a moda e que está voltando para passarelas, ruas e armários. Estamos falando sobre a moda dos anos 1990, com suas calças sem elastano, os slides e os óculos gatinho.

O street style já vinha demonstrando que as tendências de moda daquela época ensaiavam um retorno. A confirmação veio com as passarelas. As influências dos anos 1990 estão nos calçados, nas roupas e nos acessórios, que aparecem em versões atualizadas e em outras praticamente idênticas às daquela época.

Quer saber o que a moda dos anos 1990 tem a oferecer para a gente hoje? Veja a nossa seleção de tendências e aprenda a usá-las!

A moda dos anos 90

Com a moda dos anos 1990 de volta, a gente lembra do quê? Sim, dos amados looks de Rachel Green (Jennifer Aniston), de “Friends”. As calças folgadas de cintura alta, os macacões jeans, os tênis e as sobreposições foram admiradas ao longo das 10 temporadas da série, que passou originalmente entre 1994 e 2004, mas que pode ser vista de novo (ainda bem!) na Netflix.

Na época da série, os looks da personagem foram ultracopiados no mundo inteiro e agora temos a chance de fazer esse revival, já que a moda dos anos 1990 é o hype da vez. Queremos todos os looks da Rachel!

Dad snickers

Começamos com uma tendência duvidosa, mas que não sai dos pés das celebs: o dad snicker (ou tênis do papai). A grife francesa Balenciaga foi quem puxou o revival ao colocar na passarela modelos usando o tênis do papai.

Tem gente torcendo o nariz para essa moda e não é à toa que o modelo também vem sendo chamado de ugly sneaker (tênis feio). Modelos, celebs e blogueiras já incorporaram a peça e aparecem usando o tênis de vários jeitos: em um look básico de jeans e camiseta, shorts, saia e vestido. Há ainda quem arrisque combinar o dad sneaker com roupa de festa. E aí, você usaria essa tendência?

Chinelo slide

O chinelo slide é outro calçado resgatado dos anos 1990. O modelo de tira larga apareceu repaginado no último verão e segue firme como tendência nesta e nas próximas temporadas.

O slide ganhou uma carinha mais moderna e ousada com a diversidade de materiais (paetês, pelúcia e a tradicional borracha) e de estampas.

Essa atualização não roubou do chinelo slide uma característica importante, o conforto, apenas o deixou mais cool.

a moda dos anos 90

O modelo tem tudo a ver com o street style, mas não se prenda a produções esportivas. Os slides vão bem com shorts, vestidos e calças. Nos dias frios, aposte no chinelo com meia.

Bandana

A vibe dos anos 1990 está também nos acessórios de cabelo e a bandana é a prova disso. O acessório de pano, que foi marcante no estilo grunge, voltou à moda e está mais democrático.

O lenço de tecido fica um charme quando usado no cabelo, no pescoço, no pulso ou enrolado na alça de uma bolsa básica. O alerta de tendência foi lançado, basta escolher o estilo que mais combina com a sua personalidade!


Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Mil Bijus (@milbijus) em

No cabelo, a dica é usar a bandana como acabamento de um rabo de cavalo, de um coque bagunçado ou de uma trança ou ainda no cabelo solto, como uma faixa ou com um nozinho no alto da cabeça.

Para ter certeza de que o lenço ficará no lugar, prenda o tecido nos fios com grampos. A bandana tira a produção do óbvio!

Elástico de cabelo

O elástico de cabelo, enrugadinho e revestido com tecido, está de volta, diretamente da década de 1990 e bombando nas produções das fashionistas. Nesse retorno, o scrunchie ganhou um nome diferente: hair cloud (nuvem de cabelo, na tradução literal), embora aqui no Brasil tenha o nome carinhoso de frufru.

O jeito de usar essa tendência retrô não mudou muito: em coque alto (com acabamento perfeito ou bagunçado), rabo de cavalo alto ou baixo, penteado meio preso ou ainda como arremate final em tranças, como já fez Ariana Grande, olha só:

Não quer usar no cabelo? Coloque vários acessórios no braço, como um mix de pulseiras. Até grifes de luxo, como a Balenciaga, embarcaram nessa tendência 90’s.

Falando em acessório de cabelo, adivinha quem também voltou? Sim, a piranha! Aquele apetrecho que todo mundo usava no cabelo para sair e ir na escola nos anos 1990, mas depois que a moda passou a galera aproveitou para usar em casa, prendendo o cabelo no chuveiro para não molhar. Pode tirar da gaveta e colocar pra jogo!

Bermuda de ciclista

A bermuda de ciclista é aquele modelo que é justinho no corpo e fica um pouco acima do joelho. Adivinha quem a trouxe de volta? O clã Kardashian. Foi um frisson quando a Kim apareceu usando a bermuda controversa.

É uma peça que aparenta ser difícil de usar fora do ambiente esportivo, mas muita gente tem feito produções incríveis com a bermuda. A cantora Anitta montou um look como se a tal bermuda já estivesse incorporada no guarda roupa. E não é que ficou um arraso?

Uma publicação compartilhada por anitta (@anitta) em

A grande sacada da moda é essa desconstrução de uma imagem. Uma peça até então estritamente associada ao ambiente esportivo passa a ser incorporada no dia a dia e está tudo certo.

Óculos escuros de gatinho

Esqueça os óculos maxi! O cool é usar o modelo pequeno de gatinho e com armação de acetato. É preciso ter estilo pra aderir a essa tendência que já está bombando e promete ser um dos hits do verão 2018/19.

Os óculos escuros de gatinho acrescentam informação de moda no look e dão um toque divertido em uma produção básica e até formal, para uma formatura ou casamento. É um modelo que combina com qualquer tom de pele e cabelo porque há cores variadas do acessório: preto, marrom, nude e vermelho. Escolha uma cor e arrase no verão!

a moda dos anos 90

Choker

Se teve um acessório que marcou a moda dos anos 1990 no Brasil foi a choker. A gargantilha feita de plástico com desenhos tribais marcou uma geração de meninas, que a usavam em qualquer ocasião: da escola ao cinema, da festinha na boate e aos passeios no shopping.

Na volta da choker à moda, a gargantilha foi atualizada. Recebeu materiais e acabamentos mais finos e entrou para o guarda roupa de mulheres de todas as idades e profissões.

A choker original ainda é vista nas ruas, mas são os modelos em couro (ou courino), metal, ouro, prata, com strass, pedrarias, veludo, camurça e com pingentes que caíram no gosto do público feminino. Mas é claro, né? A choker tem o poder de deixar o visual mais sexy e ao mesmo tempo rebelde e moderno. Olha só esse look da diva Bruna Marquezine!

A dica? Faça um mix com chokers e colares! Misture materiais e texturas, comprimentos e estilos.

Brinco de argola

O brinco de argola brilhou nas décadas de 1990 e 2000. Depois, perdeu espaço para outros modelos, mas nunca saiu de cena completamente. Mas nesta temporada – e nas próximas – recuperou o posto de queridinho das mulheres.

O brinco de argola já vem ensaiando um retorno há algum tempo, mas foi com a personagem Karola, da novela Segundo Sol, da Rede Globo, que o modelo emplacou.

Dessa vez não tem desculpa para não usar. Há argolas pequenas, médias, grandes e maxis, aro fino ou grosso e também em materiais diferentes, como acetato.

Pochete

Tem gente que torce o nariz para a bolsinha que envolve a cintura e que foi muito usada nos anos 1990 por homens e mulheres. Depois que a moda passou, a pochete foi tachada de cafona, mas desde o ano passado o acessório vem aparecendo em um ou outro look de street style.

Pois é, a moda da pochete pegou de novo! E agora vem com a assinatura de grifes de luxo, como Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Marc Jacobs e Valentino. As lojas de fast fashion também têm suas versões em preços acessíveis.

Mom jeans

O mom jeans (ou o jeans da mamãe) está de volta, e isso já é um (bom) motivo para você dar uma folga para a calça skinny de todo dia. O mom jeans tem aquela modelagem cintura alta, corte reto, é fabricado sem elastano e fica folgado no corpo.

É possível que você estranhe a modelagem quando vestir a calça da mamãe pela primeira vez, mas calma! O mom jeans é fácil de combinar e pode ser usado no trabalho e no rolê do fim de semana.

O truque de style é dobrar a barra da calça. O mom jeans cai bem com top cropped, camiseta e camisa, tênis, bota, scarpin, sapatilha, chinelo slide, e sandálias. A calça é uma peça democrática carregada de informação de moda.

Uma publicação compartilhada por (@bellahadid) em

Jardineira jeans

No modelo com shorts, saia ou calça, a jardineira é uma influência retrô que vale a pena aderir. Nas lojas, é encontrada em versões básicas, estilosas e oversized.

Praticamente toda criança ou adolescente já teve uma jardineira no armário e se você sente falta dessa peça não hesite em usar.

A associação com infância, no entanto, ficou no passado e hoje a jardineira jeans tem um ar descolado e despretensioso. As lavagens e os acabamentos evoluíram junto com a peça, que aparece em versões destroyed ou com patches.

A blogueira italiana Chiara Ferragni adora as jardineiras e costuma usá-las com cropped, jaqueta jeans e com uma alça do macacão caída.

Jaqueta de couro preta

A jaqueta de couro preta foi uma mania nos anos 1990. A modelagem Perfecto era muito popular na época, usada por homens e mulheres. O tempo passou, mas a peça continua atemporal e se transformou num clássico do guarda roupa.

Na onda dos anos 1990, a blogueira Viih Rocha preparou um vídeo sobre como usar tendências daquela época, incluindo a jaqueta de couro preta, nos dias atuais:

Qual é a sua tendência preferida nesse retorno da moda dos anos 1990? A loja virtual da Mil Bijus tem vários acessórios para completar o seu look inspiração 90’s. Ah, assine a nossa newsletter para receber novidades em primeira mão!

CONTEÚDO VIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM