Você sabe o que é o Dia do Consumidor? Trata-se de uma data internacional criada a partir de um famoso discurso do presidente norte-americano John Kennedy, realizado em 1962, que ressalta a importância de assegurar os interesses dos consumidores, como o direito de escolha, informação, segurança de compra e também de ser ouvido.
No Brasil, o Dia do Consumidor começou a receber maior atenção do setor nos últimos anos, tendo como objetivo estreitar as relações entre compradores e vendedores, ao mesmo tempo que dá início ao calendário de promoções do e-commerce nacional. Atualmente a data já é considerada a Black Friday do primeiro semestre.
Contudo, para aproveitar ao máximo o primeiro período promocional do ano é preciso se preparar para o aumento de vendas e também entender de que forma é possível utilizar as discussões em torno da data para mostrar a qualidade do serviço prestado aos clientes que compram em seu negócio.
Nesse texto vamos te contar tudo sobre o Dia do Consumidor 2022 e como se destacar da forte concorrência nesta data.
Quando é o dia do consumidor?
O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e, como dissemos, sua importância vem aumentando a cada ano que passa.
Essa data tem ganhado tanta força que, assim como a Black Friday, o calendário de promoções relacionadas a data foi esticado pelo comércio. Por isso, fique atento a períodos como:
Mês do Consumidor: temporada promocional que ocorre durante todo o mês de março.
Semana do Consumidor: momento mais aquecido de vendas do período. Em 2022 a semana do consumidor ocorre de 14 a 20 de março.
Dia Mundial do Consumidor: data da comemoração realizada no dia 15 de março.
Mas atenção: muitos lojistas confundem o Dia do Consumidor com outros períodos promocionais semelhantes, como o Dia do Cliente. Porém, essa data tem objetivos distintos e é comemorada no segundo semestre.
Nesse momento você já deve ter percebido que o Dia do Consumidor é a primeira data importante para o comércio após o carnaval. Mas o que a sua loja virtual precisa fazer para ter sucesso no Dia do Consumidor 2022? É isso que vamos te contar a seguir!
Como você pode vender mais e se destacar durante o Dia do Consumidor?
Entregue uma boa experiência de compra! A experiência vivida pelo cliente durante uma compra tem mais valor do que você imagina! Cada vez mais os brasileiros prezam pela eficiência, usabilidade e bom atendimento quando compram pela internet. Para conseguir entregar uma experiência de compra assertiva é preciso focar esforços nas seguintes iniciativas:
Coloque o cliente sempre no centro da estratégia.
Tenha um sistema de atendimento ágil, eficaz e humanizado.
Antecipe necessidades do cliente.
Trabalhar sempre visando entregar uma boa experiência de compra ao usuário é um dos segredos para fidelizar diferentes perfis de clientes e alcançar sucesso no Dia do Consumidor 2022. Afinal de contas, é sobre isso que trata a data.
Ofereça diferentes meios de pagamento ao seu cliente
O Pix, por exemplo, é uma tecnologia de pagamentos instantâneo que caiu no gosto popular e que já está sendo adotada por muitos e-commerces. Além de prático para o usuário, com o Pix, o lojista recebe o valor imediatamente no ato da compra e reduz custos operacionais existentes em outros formatos de pagamento tradicionais, como por cartão de débito.
Ofereça apenas ofertas reais
De nada adianta preparar o seu e-commerce para o Dia do Consumidor e caprichar na divulgação da campanha se, ao chegarem em sua loja virtual, os clientes não encontrarem ofertas de verdade. Por isso, crie promoções atrativas para essa data!
Uma dica valiosa é analisar o seu estoque e aproveitar a data para colocar em promoção produtos que estão tendo pouca saída. Essa é uma oportunidade de girar o estoque e desencalhar os itens que não estão saindo muito bem.
Atenção total ao pós-venda
Muitos dos valores defendidos pelo Dia do Consumidor têm suas origens em problemas decorrentes do pós-venda, como dificuldades no momento de trocar um produto, por exemplo.
É importante que durante todo o ano seu time de atendimento entregue uma experiência de pós-venda que atenda de fato as necessidades do comprador e mostre que o seu e-commerce é um lugar seguro para fazer compras.
Algumas iniciativas essenciais para entregar um atendimento de pós-venda eficiente são:
Dar atenção especial aos chamados de reclamação.
Não deixar nenhum cliente sem resposta.
Retornar essas mensagens o mais rápido possível.
Não esperar para ter esse contato com o comprador apenas em casos de resolução de problemas. Faça um pós-venda ativo entrando em contato com o cliente para conferir se ele está satisfeito com o produto e serviço prestado.
Seguindo essas dicas, você e o seu e-commerce vão estar preparados para atender os seus clientes e realizar boas vendas no dia do consumidor e nos outros também.