Se você nunca trabalhou com vendas antes, se aventurar no universo da revenda de bijuterias pode trazer muitas dúvidas na hora de saber como ser uma boa vendedora. Agora, se você já atuou na profissão antes, nada melhor que algumas dicas para se aprimorar, certo?!
No post de hoje vamos mostrar como ser uma vendedora de sucesso. Comece agora mesmo a colocar em prática as nossas dicas e veja os bons resultados:
Diga a verdade
Esse é o princípio que deve basear o trabalho de uma boa vendedora. Ao dizer a verdade, você mostrará sua autenticidade, preocupação e comprometimento real com os clientes.
Às vezes, dizer a verdade pode não ser aquilo que o cliente quer ouvir ou as peças que você comercializa não resolverão o problema do consumidor. Porém, é melhor perder a venda do que prometer um resultado que seus produtos não podem cumprir.
Ajude o cliente a entender o que ele precisa
Na maioria das vezes, o cliente não tem certeza absoluta de suas necessidades. Mostrar aquilo que ele precisa para solucionar seus problemas é a tarefa da vendedora. Para isso, ouça o cliente: entenda mais sobre o que ele precisa e mostre como o seu produto atende a essa demanda.
Tenha um plano de vendas
O planejamento de vendas é um guia que deve conter os objetivos, as estratégias e as metas do seu trabalho.
Você pode fazer isso avaliando seus resultados periodicamente: poderia ser melhor? Como? Por que esse resultado foi positivo? Por que houve determinado pico de vendas? Qual o gasto médio dos clientes? Qual é a forma de pagamento favorita? Que abordagem funcionou melhor?
Com essa análise em mãos, é possível ter uma ideia do que precisa mudar e como fazer isso para que você tenha resultados ainda melhores no futuro.
Mostre os benefícios do produto
O produto que você oferece tem características únicas e vantagens para quem comprá-lo, e é preciso apresentar isso ao consumidor na hora da venda.
Por exemplo:
Produto: pingente de cruz
Características: feita em prata, design único, tamanho pequeno
Vantagens: a prata é um material fácil de manter, os pingentes de cruz estão em alta, ele fica discreto
Benefícios: o cliente que comprar terá uma peça que vai durar por muito mais tempo, que pode ser usada com qualquer look e ainda vai ficar na moda.
Faça Cross-selling
Esse nome gringo nada mais é do que oferecer, juntamente com o primeiro produto, um segundo item que também faça sentido para a necessidade do cliente.
Se a ele comprou um pingente, ofereça um colar! Se tivesse comprado uma pulseira, que tal um brinco?
Você também pode optar por bônus, como “Compre uma peça por apenas $100 e ganhe outra de presente”.
Tenha cases de sucesso
Quando o cliente elogiar seu produto ou seu atendimento, peça autorização para transformar isso em um case de sucesso para divulgar essa satisfação em suas redes sociais.
Além disso, você pode ter essas apresentações sempre consigo e mostrar para aqueles clientes que estão indecisos na hora de fechar uma venda!
Continue acompanhando nosso blog para aprender ainda mais e não deixe de colocar seus novos conhecimentos em prática para garantir ótimas vendas!