Você já parou para avaliar como estão as entregas no seu e-commerce? Os clientes não estão interessados apenas nos produtos e seus benefícios, mas na interação que têm com a marca durante e após a compra, e isso inclui o processo de entrega dos pedidos. Vamos trazer neste post algumas dicas para que você saiba identificar uma experiência de entrega positiva do ponto de vista do consumidor.
Velocidade de entrega
O primeiro ponto que vamos abordar é sobre a velocidade da entrega, o tempo entre a compra e a entrega precisa ser o menor possível. Descobrimos com uma pesquisa que mais de 40% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais para receber o produto no mesmo dia.
A Amazon foi pioneira nas entregas expressas, transformando o padrão de logística no comércio eletrônico. Dessa forma, surgiram o frete expresso, a entrega em até 48 horas e a retirada da compra em loja física em até 45 minutos. Na Mil Bijus você pode comprar pelo site e pedir para a sua retirada ser em alguma de nossas lojas físicas, muito mais rápido e prático e sem custos.
Modalidades de entrega
Quanto mais opções de entrega, maior a satisfação do cliente e menor o número de cancelamento de pedidos. Os Correios já não são mais o único serviço à disposição dos e-commerces. Hoje, existem transportadoras privadas que atendem com agilidade. Ter mais de uma opção de entrega ajuda o cliente pois reduz os problemas e os valores do frete.
Sistema de rastreamento
Os clientes esperam que o site ofereça um sistema de rastreamento fácil de usar. É um recurso que faz parte da maioria das modalidades de entrega e é uma forma de tranquilizar e informar o cliente que o produto foi postado e está a caminho.
Comunicação durante o processo
Uma comunicação eficaz ajuda a reduzir reclamações e aumenta a confiança e a satisfação do consumidor. É preciso avisar a cliente quando acontecer um problema, seja atraso, roubo, furto ou qualquer contratempo durante o processo.
Além disso, informe as suas clientes, quais são os prazos de entrega, como funciona o rastreio, os dias em que as entregas são efetuadas, número de tentativas, quais são os canais de comunicação da empresa para atendimento das clientes e em quais situações a mercadoria deve ser recusada. Essas são informações fundamentais para uma boa experiência de compra.
Embalagem
A embalagem também faz parte da experiência do consumidor no seu site, por isso valorize-a. Além dos aspectos estéticos, ela precisa ser resistente para manter a integridade do produto, ter tamanho e material adequados ao conteúdo.
Faça com que a embalagem reflita a identidade visual da sua marca. Ela pode ser personalizada com o nome, a cor e o logo da loja ou com uma frase para o cliente.
Depois que o produto foi entregue, peça feedback das clientes. É uma forma de ouvi-las e de aprimorar o serviço, corrigindo falhas e mantendo o que funciona bem.
Isso pode ser feito por uma mensagem no whatsapp ou via e-mail, escolha a maneira que seja mais fácil para você e para as suas clientes, é importante ressaltar que o pós venda é uma das partes mais importantes de um e-commerce pois mostra o cuidado que a empresa tem com as suas clientes e a preocupação.
O pós venda é feito para saber se chegou tudo certo com a mercadoria, você pode aproveitar também para dar um cupom de desconto para a sua cliente, isso vai ajudar você a fidelizar também
Aproveite todas as oportunidades para melhorar as entregas do e-commerce. Preço não é o único fator que o cliente leva em consideração. A decisão de compra é um processo bem mais amplo, que engloba preço, qualidade dos produtos, discurso da marca, usabilidade do site, entrega e pós-venda.
Comece a pensar em como você pode criar uma experiência de entrega excepcional para seus clientes quando eles visitarem sua loja virtual.