Se você é revendedora e divulga na internet as bijuterias à venda, sabe o poder de uma foto. Para a cliente que está navegando nas redes sociais, a fotografia é o primeiro contato com a peça, e se a imagem não for atrativa e bem feita, não vai chamar atenção.
Uma fotografia bem feita consegue captar a atenção da cliente, mesmo que ela não tenha intenção imediata de comprar. Ela fica com a imagem na memória e quando decidir pela compra é da sua marca que vai lembrar. É por isso que saber tirar fotos de bijuterias é tão importante para a sua revenda.
Nós preparamos um post com várias dicas da social media da Mil Bijus, Rhaysa Floriani, que vai ensinar, de uma vez por todas, as melhores técnicas para você fotografar – e com o smartphone. Vem aprender!
Mostre o uso das bijuterias
Para o Instagram, as fotos que funcionam melhor são as que mostram modelos usando as bijuterias. “Faça uma foto com mix de colares, choker e brinco com a pessoa vestindo uma roupa que combine com esses acessórios, de preferência em cores neutras para destacar as bijuterias”, ensina Rhaysa, responsável pelas redes sociais da Mil Bijus.
Fotos com fundo branco não fazem sucesso nas redes sociais. “O melhor é inserir a bijuteria em um contexto”, reforça.
Nem sempre o rosto da modelo precisa aparecer. O foco da imagem pode ser no pescoço, colo, nos pulsos e nas mãos para mostrar colares, brincos e pulseiras. “Esse tipo de foto costuma funcionar muito bem nas redes sociais.”
Outra dica é fazer a foto apenas segurando a bijuteria no dorso da mão. “Lembrando que para a foto ficar legal, a modelo precisa estar com as unhas muito bem feitas.”
A melhor luz para uma fotografia é a natural. Se você só puder fotografar em ambientes fechados, procure um que seja bem iluminado.
Rhaysa não recomenda o uso de flash em fotos feitas com smartphone. “Só uso flash quando filmo uma parede de brincos, pois valoriza o brilho dos strass, mas nunca em uma peça de perto, pois fica artificial e com a luz estourada.”
Encontre o melhor ângulo
O posicionamento certo permite que a cliente veja mais detalhes da bijuteria e tenha noção do volume da peça. Segundo Rhaysa, o melhor ângulo depende do acessório que será fotografado, mas a revendedora pode seguir algumas dicas:
– Brincos pequenos e anéis: posicionar ligeiramente de lado para aparecer os detalhes.
– Colares: fotografe de frente, bem focados.
Valorize o brilho das bijuterias
A luz do sol é uma aliada das fotos de bijuterias, uma vez que valoriza o brilho das peças, especialmente de pedras e strass.
Rhaysa diz que um detalhe importante para fotografar uma pedra é prestar atenção ao foco e encontrar o melhor ângulo para que os detalhes das gemas e da lapidação apareçam.
– Leia também: Como reconhecer bijuterias de qualidade?
Enquanto as pedrarias se valorizam com a luz natural, os metais não funcionam muito bem. “As peças refletem e a luz acaba estourando na imagem”, diz. Tome cuidado para a bijuteria não refletir nada!
Edite antes de publicar
A edição é uma etapa fundamental do processo de fotografar bijuterias. É nessa hora, segundo Rhaysa, que é possível melhorar luz, contraste, cor e nitidez. Para a revendedora que fotografa com o celular, a dica é usar aplicativos de edição de imagens. “Com a edição, podemos dar um ‘ar profissional’ na foto feita com o smartphone.”
Olha a nossa lista de sugestões de aplicativos de edição de fotos:
– PicsArt: dá para criar colagens, editar fotos, adicionar filtros e adesivos. Para Android e IOS.
– Snapseed: editor de fotos do Google que permite fazer correções, adicionar filtros e salvar preferências para aplicar em novas fotos. Para Android e IOS.
– Photoshop Express: ajusta automaticamente contraste, exposição e equilíbrio de branco. Oitenta filtros pré-definidos. Para Android e IOS.
– Lightroom CC: permite ver o efeito enquanto tira a foto e ajustá-lo depois. Para Android e IOS.
Agora que você já sabe todas as técnicas de como tirar fotos de bijuterias, coloque esses ensinamentos em prática e faça boas vendas! Ainda não é uma revendedora Mil Bijus? Clique no banner para se juntar ao time de mulheres empreendedoras!
Adorei o artigo, dicas valiosas.
A foto de produto é essencial para ter resultados na internet e o cenario ajuda muito.
Parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigada Lilian!