Mil dicas

Como usar o Reels para aumentar as suas vendas: descubra aqui!

0 comentários

Você já conhece o Reels do Instagram para lojas? Se construir uma presença digital ajuda a trazer reconhecimento e visibilidade, aproveitar as novidades das redes sociais também tem os seus benefícios. É uma forma de se diferenciar da concorrência, chamar a atenção dos clientes e aumentar os níveis de engajamento.

Ao conhecer todas as funcionalidades e acompanhar as atualizações disponíveis, fica mais fácil planejar novas ações para a sua empresa. Por isso, é importante estar por dentro das últimas tendências do seu segmento e ficar de olho em cada recurso novo lançado, sendo assim, aprimorando suas táticas para atrair novos clientes.

Neste post, vamos explicar o que é e como funciona o Reels do Instagram, além de compartilhar algumas dicas para usá-lo em sua loja.

O que é e como funciona o Reels do Instagram?

Desde novembro de 2019, o Instagram lançou uma nova funcionalidade, que permite aos usuários gravarem vídeos de até 15 segundos. Você pode usar áudios, músicas, efeitos e dublagens, além de criar uma sequência de takes e ajustar a velocidade e o tempo de duração. É bem similar ao TikTok, que foi lançado na China e acabou conquistando gente do mundo todo.

O recurso fica dentro do Stories que já conhecemos e estava em fase experimental no Brasil, na França e na Alemanha. Para quem acompanha as novidades, deve ter percebido que a funcionalidade já estava em teste por aqui nos últimos meses, mas com o nome de Cenas.

Todo conteúdo criado pode ser compartilhado de diversas maneiras: no próprio feed (timeline), pelo Direct Message (DM), no Stories e na guia Explorar (lupa). Vale destacar que a última opção permite um alcance maior.

Como usar na prática

Antes de falar sobre o Reels do Instagram para lojas, vamos explicar rapidamente como acessar o recurso. Ao entrar na câmera dentro do Instagram, procure pelo recurso na área inferior da tela do celular — como se fosse fazer um Stories — e comece a gravar. Entre as opções de edição disponíveis para explorar você encontra:

  1. áudios: a partir da biblioteca do próprio Instagram, há uma seleção de músicas que podem ser incluídas no seu vídeo;
  1. efeitos: todos os efeitos salvos na rede podem ser aplicados. Um deles é o de realidade aumentada para inserir produtos ou pessoas em cenários ou outros vídeos;
  1. velocidade: o ajuste vale tanto para acelerar como para reduzir a velocidade do vídeo para sincronizar imagem e áudio;
  1. temporizador: deixa as mãos livres para gravar — a partir de uma contagem regressiva — e sincroniza as imagens com as músicas.

Os vídeos podem ser gravados direto da câmera, mas também há a opção de fazer o upload de qualquer conteúdo em formato audiovisual já pronto. É possível gravar um take único ou com vários cortes em sequência. Para quem já conhece o TikTok, vai conseguir entender rapidinho como funciona o Reels.

Como adotar a estratégia na sua loja?

Agora que você já sabe um pouquinho sobre como fazer o Reels do Instagram, queremos apresentar algumas ideias para aplicar na prática. Embora o recurso seja popular para o entretenimento, quem tem loja também pode usufruir dos seus benefícios para gerar engajamento, atrair novos clientes e promover as vendas

Apresentar as novidades que chegam

Ao usar o Reels do Instagram para lojas, uma das ideias mais legais para aplicar vem por meio da apresentação das novidades. Sempre que chegar um produto novo, você pode utilizar o recurso para anunciar aos seus seguidores. Assim, já vai criando o desejo de consumo, além de incentivar o engajamento.

Comece com pequenos teasers, propondo uma contagem regressiva até o lançamento oficial na sua loja. Para os vídeos, prepare um cenário com cores que destaquem os produtos ou monte uma vitrine bem atrativa. Use e abuse dos recursos visuais para chamar a atenção e incentivar as compras.

Compartilhar depoimentos de clientes

Outra ideia que vale a pena explorar está diretamente relacionada à experiência do cliente. Nós somos movidos por recomendações, depoimentos e feedbacks. Afinal de contas, aprender sobre a vivência de outras pessoas com produtos similares ajuda a dar mais confiança e segurança no momento da compra.

Por isso, entre em contato com clientes que tiveram uma experiência positiva com a sua loja e proponha a gravação de pequenos depoimentos. Peça para que eles compartilhem as suas expectativas antes e depois das compras e como o seu produto fez a diferença, é importante mostrar aos seus futuros clientes o feedback das pessoas que já se tornaram clientes fiéis da sua loja, para que com isso eles tenham mais segurança na hora de escolher você.

Explicar as promoções mais recentes

Nada como um bom vídeo para divulgar as últimas promoções e explicar como as regras funcionam, não é mesmo? É fácil de gravar, prático para postar no Instagram e com altos índices de engajamento. 
Os vídeos podem ser divididos em vários propósitos: apresentar o mix de produtos promocionais, sinalizar uma contagem regressiva com o intuito de estimular o consumo, divulgar as regras de participação de um sorteio seu, esclarecer as dúvidas mais evidentes sobre a sua empresa e assim por diante. Ideias não faltam para aproximar você dos seus clientes e dos futuros clientes também.

Essas são algumas das maneiras que você pode usar o Reels para aumentar o seu engajamento e atrair novos clientes e se aproximar dos que já são fidelizados com você. É uma ferramenta que não tem custos e é super fácil de você usar, basta apenas usar a sua criatividade e se jogar nessa nova funcionalidade. Boas vendas!

CONTEÚDO VIP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

VEJA TAMBÉM