Um mostruário de bijuterias limpo e organizado contribui para aumentar as vendas. Ele faz o papel de vitrine do seu negócio e é o primeiro contato da cliente com as peças. Mantenha-o sempre em ordem e cuide do brilho dos acessórios.
Existem vários modelos de mostruário de bijuterias, não há uma regra para escolher um. Use aquele que se adapta ao seu estilo e seja fácil de transportar e manusear. Há caixas, estojos, maletas e nécessaires à disposição no mercado. Dê preferência a um material resistente e que seja forrado com tecido macio, como veludo.
Nós separamos cinco ótimas dicas de organização do mostruário de bijuterias e que vão te ajudar a elevar as vendas.
1. Mantenha a limpeza e a organização do mostruário
Um mostruário de bijuterias limpo e organizado valoriza os produtos à venda. O mostruário é a sua vitrine, por isso mantenha-o sempre limpo, livre de fiapos, poeira e pelos de animais. Também cuide das peças, limpando-as sempre para eliminar gorduras e manter o brilho. No mercado de revenda de bijuterias, manter uma boa aparência é um aspecto importante para o negócio.
Para a limpeza das bijuterias, passe uma flanela seca para dar lustre. Cuidado com as peças delicadas.
No quesito de organização, é importante que as bijuterias estejam nos seus devidos lugares, e não amontoadas. Nada de correntes emboladas, brincos soltos e anéis fora do lugar. Só deixe em exposição peças que estiverem íntegras.
Não tente vender um brinco que estiver sem uma pedra e nem uma pulseira com pingentes faltando. A cliente quer ter acesso a acessórios de qualidade e seu papel é apresentar as opções que culminem em vendas.
O mostruário de bijuterias é a sua vitrine! Pense como a sua loja de moda feminina favorita trabalha com a vitrine. Existe cuidado com iluminação, decoração, limpeza, harmonia entre as peças, que estão sempre limpas e passadas. Agora, transporte essas características para o mostruário de acessórios. Vai ser sucesso na certa!
2. Adapte o mostruário de bijuterias ao estilo da cliente
Esta é uma dica de ouro! Dá um pouco de trabalho, mas garantimos que o resultado final valerá a pena. Adaptar o mostruário de bijuterias ao perfil da cliente que você vai atender é uma ótima estratégia de vendas.
Essa personalização do mostruário só será possível se você entender bem a cliente. Por isso, mantenha uma planilha de cadastro atualizada, com informações que podem fazer a diferença, como: frequência de compra, peças que mais gosta (maxis ou minimalistas), bijuterias adquiridas em cada atendimento e estilo (tradicional ou gosta de seguir a moda).
Sabendo disso, na hora de atendê-la, dê destaque às peças que mais devem chamar a atenção dela. A chance de se interessar por uma bijuteria aumenta à medida em que ela vê produtos que têm a ver com o próprio estilo.
3. Estimule a venda casada
Quer mais uma estratégia para aumentar o ticket médio (o valor médio de cada venda efetuada)? Agrupe peças que combinem para estimular a venda casada. Dessa forma, a cliente visualiza a combinação e você tem a chance de vender mais.
Não é preciso agrupar necessariamente conjuntos, mas modelos de bijuterias que se complementam, como: um brinco e um colar do mesmo estilo, um anel e uma pulseira, várias pulseiras, várias correntes finas ou vários anéis para compor um mix.
Para estimular a venda casada, selecione peças que ficariam harmoniosas se usadas juntas. Quando a cliente se interessar por uma corrente, por exemplo, sugira mais um ou dois modelos semelhantes, fininhos, para compor um mix de colares.
Pergunte se ela gostaria de experimentar, entregue o espelho e elogie como ela ficou bonita com a peça. Não force a venda, deixe-a à vontade para decidir
4. Tenha no mostruário bijuterias básicas e da moda
Trabalhe com um mostruário que tenha variedade de acessórios, mesclando sempre bijuterias tradicionais, básicas e da moda. Assim, você atende toda a sua clientela.
Esteja atenta às tendências da moda. Revistas, blogs e sites especializados podem te ajudar a entender melhor os últimos lançamentos. Consulte seu fornecedor sobre a disponibilidade das peças e faça o pedido. Por serem tendências de moda, procure não comprar grande quantidade; invista mais nas peças básicas e atemporais.
Os maxi brincos, por exemplo, ditam a moda. Tenha modelos no seu mostruário de bijuterias, mas também brincos pequenos e médios com pedrarias, argolas, peças pratas e douradas. Essa variedade de peças vai permitir que você consiga fechar vendas em todos os perfis de clientes.
5. Setorize e inclua os preços
Ao organizar bijuterias para vender, prenda-se ao aspecto visual. Setorize o mostruário por tipo de peça: anéis grandes separados dos pequenos, maxi brincos agrupados, correntes finas juntas e assim por diante. Dessa forma, a cliente visualiza mais claramente os produtos e se concentra na área de maior interesse.
Fique atenta também à quantidade de bijuterias no mostruário. Se vazio demais, dá impressão de que você não está repondo as peças com frequência; lotado, dificulta e deixa confusa a visualização dos acessórios.
Uma dica é expor boa parte das bijuterias e levar em uma bolsa outros modelos, peças repetidas e em tamanhos diferentes. Esses acessórios precisam estar com a cartela da sua empresa e embalados em saquinhos plásticos para que não danifiquem.
Coloque preços nas bijuterias, pois é um aspecto importante na decisão de compra. Para fazer isso, compre etiquetas pequenas e discretas, que não atrapalhem a estética do mostruário. Você pode escrever o preço diretamente na etiqueta ou criar um código para depois consultar o valor em um caderno ou uma planilha digital.
O toque final para ter um mostruário de bijuterias que estimule as vendas é revisar periodicamente as peças. Nessa etapa, verifique a integridade dos acessórios: se há pedrinhas ou tarrachas faltando, se o brilho está bonito, se estão limpos e se a etiqueta de preços está dificultando a prova.
O mostruário de bijuterias é a vitrine do seu negócio, sendo capaz de estimular e até de prejudicar as vendas. Fique atenta a isso ao marcar atendimento às clientes.
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