Afinal, o que é hashtag? E por que ela é tão importante?
Hashtag é uma palavra-chave antecedida do símbolo popularmente conhecido como “jogo da velha”. O símbolo (#) é responsável por transformar essa palavra-chave em um hyperlink que direciona para um resultado de pesquisa de todas as pessoas que também compartilharam e marcaram conteúdos com aquela mesma hashtag.
Quando você escolhe uma determinada hashtag para uma publicação, ela é automaticamente adicionada a um grupo do mesmo assunto, em outras palavras, é uma maneira rápida e eficaz de agrupar diversos conteúdos compartilhados diariamente sobre um determinado tema.
Fica evidente, portanto, que é uma métrica que permite medir a popularidade e acompanhar postagens sobre um termo específico e se combinadas com uma boa prática de uso, esse recurso pode aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais.
Porque usar hashtags nas redes sociais?
Elas não são apenas uma solução estética, apesar de comporem quase a totalidade das postagens como cunho comercial e tem funções importantes para a experiência do usuário das redes sociais e estratégias de marketing.
As Hashtags aumentam a visibilidade.
As postagens das suas redes sociais ficam disponíveis para os seguidores da sua conta que já conhecem o segmento do seu conteúdo, certo? Usando as hashtags relacionadas ao seu nicho, seja ele moda, vestuário, beleza, outros usuários da rede terão acesso pelas pesquisas e associam sua marca aquele tema.
Uma loja que use a hashtag #revendasemijoias, por exemplo, atrai novos usuários que estejam procurando esse tipo de produto, e não apenas aqueles que já seguem o perfil. Além disso, a medida que um usuário curte e interage mais com alguma hashtag, recebe uma notificação sugerindo que ele a acompanhe. Se ele fizer isso, novas postagens com a etiqueta que tiverem um bom engajamento serão apresentadas em seu feed.
Quais as dicas para usar hashtags na sua estratégia?
Para você criar uma boa estratégia de hashtags é preciso entender primeiro que elas são feitas para otimizar a experiência do usuário das redes sociais, assim, usar essa perspectiva vai deixar suas ações mais eficientes.
Use hashtags relevantes para seu segmento
Pensando nos hábitos de pesquisa do lead, é preciso escolher um conjunto de tags que estejam relacionadas ao seu segmento, não necessariamente aquelas com mais menções, mas que tenham importância para seu público, inclusive se o negócio tiver um foco local.
Se a empresa é regional, usar hashtags que relacionam o produto com uma cidade ou estado pode ser importante, como #bijuteriassc, por exemplo.
Alterne um grupo de hashtags por postagens
O algoritmo das redes sociais podem penalizar o uso do mesmo grupo de hashtags em todas as postagens, inibindo o conteúdo no feed de seus usuários. Por isso, o melhor a se fazer é usar variações das tags principais e alternar a cada publicação. Além de fugir das penalizações dos algoritmos das redes sociais, outros usuários podem ser atraídos com essa variação.
Quais os cuidados na hora de criar uma hashtag para seu negócio?
As brand hashtags, que são aquelas criadas pelas empresas para fazer uma categoria só, vão criar uma identidade própria para seus conteúdos, e, quando um usuário desejar terá acesso a todos os registros no resultado de uma pesquisa única, super fácil e prático.
Mas, para isso, é preciso tomar alguns cuidados, como escolher um termo relevante e que transmita a imagem do negócio. Depois, é hora de incentivar que seus seguidores também usem a tag em suas publicações, aumentando o conhecimento da marca entre os seus contatos.
Além disso, hashtags do seu negócio também podem ajudar na hora de criar campanhas e promoções, atraindo mais seguidores e alcance na suas publicações.
É claro que a estratégia para as redes sociais não se limita ao uso de boa hashtags, é preciso considerar a qualidade das imagens, regularidade das postagens e outros elementos para que o perfil traga resultados consistentes.
Use e abuse da criatividade
Contar com uma boa dose de criatividade é sempre um caminho promissor para quem deseja ter êxito na sua estratégia junto ao instagram por meio do uso de hashtags.
O ideal é sempre apostar em um tom que seja mais atraente e chamativo, essa é a fórmula mais eficiente para consolidar o seu sucesso na hora de estabelecer uma comunicação assertiva com os usuários e conquistar uma boa audiência.
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