Revendedoras de bijuterias experientes e iniciantes no ramo compreendem a importância de prospectar consumidores. Seja qual for a fase do seu negócio, saber como encontrar clientes é um dos passos para ter um empreendimento bem-sucedido e duradouro.
Neste post, enumeramos cinco passos para que você encontre clientes e mais: para que eles se tornem fãs da sua marca e façam compras frequentes. Vem aprender!
1. Defina seu público-alvo
O primeiro passo para encontrar clientes para a revenda de bijuterias é saber quem é o seu público-alvo. Seus consumidores podem ser predominantemente mulheres, mas também homens que estão em busca de presentes.
Definido o seu público-alvo, você deve aprofundar mais o perfil de cliente. É com base nos consumidores atuais que terá informações mais específicas, como: faixa etária, profissão, onde mora, hábitos e costumes.
Ter um público-alvo muito bem definido é determinante para direcionar ações de divulgação de produto e de marca.
2. Entenda a necessidade do seu consumidor
Você já sabe para qual consumidor vende, mas conhece suas necessidades? A forma mais resolutiva de entender as demandas é criar uma personagem fictícia para ser sua cliente. Vamos ilustrar com um exemplo.
Patrícia, de 27 anos, é uma das suas melhores clientes. Gosta de usar acessórios da moda e quer sempre saber das novidades da sua revenda. Ela vê uma tendência de bijuteria na internet e já entra em contato perguntando sobre a peça.
Ela é uma cliente frequente e faz compras mensais na sua revenda, sempre de produtos da moda, como choker, maxi brincos e mix de correntes e de pulseiras. Patrícia acredita no poder das bijuterias para transformar um look básico.
As dificuldades que ela enfrenta são nem sempre ter dinheiro para comprar as tendências da moda ou não achar os acessórios do momento.
Agora, entendendo as demandas da cliente, você já sabe como ajudá-la. Uma forma de atender Patrícia, sua consumidora fictícia, é deixá-la informada das novidades e facilitar o pagamento.
Conheça os hábitos do seu público-alvo: onde compra bijuterias (on-line ou loja física), com qual frequência faz compras, se adquire produtos para uso próprio ou para presentear.
O próximo passo é encontrar esses potenciais clientes. Eles podem estar no seu círculo de amizades, no seu local de trabalho, na família, na concorrência, no salão de beleza perto da sua casa, na vizinhança e na internet.
3. Divulgue seus produtos
Divulgar seus produtos e sua marca é um assunto sério! Você precisa fazer o marketing com uma linguagem familiar e que seja facilmente compreendida pelo público.
Se os seus clientes são mais sérios, invista em uma comunicação sóbria. Caso sejam mais descolados, tente uma linguagem divertida.
A divulgação dos produtos e da marca pode ser feita on-line e off-line. Aqui, mais uma vez, você deve ter muito claro qual o comportamento do consumidor. Se você quer expandir seus negócios, mas permanecer na vizinhança, que tal uma parceria com um salão de beleza, onde você pode deixar alguns produtos expostos junto com um panfleto do seu negócio?
Não aprovou a ideia do salão? Tente uma cafeteria, uma loja de confecção feminina no bairro ou participar de um evento. O importante nessa estratégia é conseguir atingir os clientes que você gostaria que a sua revenda tivesse.
Se a sua intenção é atingir um público conectado em redes sociais, invista no Instagram. Crie um perfil comercial e comece a divulgar suas peças em fotos e vídeos no feed e nos Stories.
Cogite a possibilidade de vender as bijuterias pelo Instagram ou em um marketplace, entregando pessoalmente ou enviando por Correios. É uma ótima forma de vender para o seu público-alvo, mas que não está ao alcance para uma venda presencial.
4. Entregue valor aos clientes
Ao entregar valor às clientes e fazer um ótimo pós-venda, você estabelece uma relação de lealdade com elas. E nada melhor para uma revendedora do que clientes fãs da marca para indicar o seu negócio para amigos e conhecidos.
Entregar valor significa não apenas dar ao cliente um brinco que ele acabou de comprar. O sentido do valor é fazer um atendimento gentil e resolutivo (que nem sempre pode culminar em uma venda), apresentar as peças em cartelas com o logo da marca, colocar a bijuteria em um saquinho de organza ou em uma caixinha e em uma sacola que identifique o seu negócio, sem esquecer do cartão fidelidade, com seu nome, WhatsApp e redes sociais, ou do desconto para a próxima compra.
5. Peça recomendação para as suas clientes
Peça recomendação às suas clientes para que elas falem de você para amigas, colegas de trabalho, na faculdade e para a família.
Se as compradoras atuais gostam do seu trabalho, certamente essa indicação virá naturalmente, mas não custa pedir. Afinal, você está em busca de novas clientes para aumentar o faturamento do seu negócio.
Uma técnica que estimula a indicação é conceder descontos para a consumidora que indicar clientes para você. Olha só este exemplo: ganhe 20% de desconto ao indicar duas ou três amigas para comprar.
Com esses cinco passos de como encontrar clientes para a revenda de bijuterias, você estará no caminho certo para ter um negócio bem-sucedido. Para melhorar ainda mais suas vendas, preparamos um guia para comercializar bijuterias de porta em porta. Clique no banner e baixe gratuitamente!
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